"Edocomunicador é um profissional do século XXI que integra os diferentes meios às suas práticas pedagógicas." (Maria Cristina Castilho Costa).Segundo esta escritora, inúmeras iniciativas estão sendo implementadas no mundo todo visando uma educação mais eficiente, formadora e crítica e uma mídia mais comprometida, séria e cidadã.
Diante do acima exposto, o que você acha do programa Globo Repórter, através de suas reportagens sobre os mais variados temas, ser considerado como um Jornal Edocomunicador?
Esteja à vontade para citar algum programa específico que tenha apreciado.
Olha, com relação a essa questão, fico beeemmm em cima do muro.
ResponderExcluirNão posso negar que esse é um programa que aborda assuntos diversos, distrae, e até colabora com a promoção do bem estar oferecendo algumas dicas [de beleza] para seus telespectadores.
Não é um programa que eu assisto, e sinceramente acredito que tenha outros melhores, principalmente no canal 2, mas que por conta da programação porque são ou muito cedo ou muito tarde, acabam tendo baixos níveis de audiência.
Com relação a educomunicação acredito ser sim esse programa um deles, motivos já citados acima, certo?
Eu espero que sim...
Oi...Creio que o Globo Repórter seja um programa instrutivo, mas que muitos alunos 'torceriam o nariz' ao ter que assistí-lo. É uma tentativa mais popular da programação de um Discovery Chanel, por exemplo, que alías, tem um programa muuuito instrutivo e engraçado chamado MYTHBUSTERS (Caçadores de Mitos), que dá noções de física, química e outras disciplinas... Vale a pena assistir...
ResponderExcluirBjo, Ieda...
Visitem meu blog: http://iedeias.wordpress.com
Acredito que o programa "Globo Repórter" contribua sim como material televisivo a favor da comunicação e da educação; é claro que suas matérias nem sempre estão focadas em instruir, educar ou comunicar, mas as denúncias apresentadas, hora às claras horas disfarçadas, servem de ensino, alerta, ponte para o futuro. A geração atual é mais ligada à ação, preferem navegar sem limites, sem comerciais ou pautas, talvez por isso os jovens não utilizem desse meio educomunicador com tanta frequência; uma sugestão é que nós professores aproveitemos melhor as matérias apresentadas por esse programa. Uma ideia é sugerir discussões em grupos, resenhas, seminários entre outras atividades em sala.
ResponderExcluirLilian Macedo
compartilhareducacao.blogspot.com
O globo repórter é um programa que traz algo educativo as vezes, ensina a lidar melhor com as finanças, alimentação, bem estar...etc, entretanto, acredito que os jovens dessa geração (sou jovem tbm, mas sou de outra geração...rs)não se ligam em estar na frente da TV em uma sexta feira a noite, aí concordo com a ideia da lilian no sentido de aproveitar algum tema trabalhado no programa globo repórter na sala de aula, o esquema dessa geração é ficar horas na frente do PC ou jogando video game ...
ResponderExcluirEu acredito que o Globo Repórter seja um programa educominicador. Em canal fechado, lembro-me que a Globo , a TV cultura tem programas que tentam passar algo instrutivo. Já em canais via cabo, há vários como History Channel, Discovery e Discovery kids (para crianças).
ResponderExcluirA internet é um meio mais atrativo para os alunos aprenderem. Há sites, vídeos mais interessantes que se possa ver de acordo com o perfil deles. Parece que tudo que venha através do computador é mais interessante que a tv.
Em alguma medida, toda ação comunicatica da mídia é educativa. No entanto, penso que nem sempre essa mídia atua de forma a promover a educação, que para mim tem a ver com valorizar a cidadania e a autonomia dos indivíduos. Por isso, penso que o GR tem elementos educativos sim, mas prefiro enxergar um perfil mais educomunicativo em canais com os sugeridos pela Catarina.
ResponderExcluir